Povo do Santo

O que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem!
Tem brincos de ouro, tem, tem!
Correntes de ouro, tem, tem!
Tem pano-​da-​costa, tem!
Tem bata rendada, tem, tem!
Pulseira de ouro, tem, tem!
Tem saia engomada, tem, tem!
E sandália enfeitada, tem
Só vai no Bonfim quem tem

Um rosário de ouro
Uma bolota assim
Quem não tem balangandãs
Não vai no Bonfim

«O Que é que a Baiana Tem?”, Dorival Caymi

«Povo do Santo» ou «de santo» é como se definem as pessoas devotadas ao culto dos orixás africanos no Brasil, país onde este culto religioso ganhou cores, cheiros, gostos e modos locais, e tomou o nome de Candomblé.

Esta conhecida canção, composta por Caymi e imortalizada por Carmen Miranda, apresenta a imagem típica da baiana de santo, e por extensão a imagem de todo um grupo social, com seus trajes, comidas, penteados e danças típicas. Torço e badulaques viraram moda. Carmen, em 1946, com a imagem da baiana de candomblé estilizada e alterada, se tornou a artista mais bem paga de Hollywood. Porém, muito além do clichê, encontra-​se uma cultura complexa e rica.

Dividido em vários grupos distintos, a liturgia muda de «nação» para «nação», como são chamados os agrupamentos de crenças, modos e costumes de culto. Assim como não se pode falar em África como um só bloco religioso, econômico e cultural, também não se pode falar em Candomblé como um sistema devocional único.

O Candomblé empresta a seus devotos maneiras de pensar e modos de vida cotidianos: o vestir, o comer, o falar, tudo é influenciado pela religião.

A Do Santo vem materializar este modo de vida do Povo do Santo na forma de roupas e acessórios que expressem a fala «sou do Santo», com a pesquisa de materiais, formas, cores e símbolos, deixando para trás o terreno raso do estereótipo e voltando-​se para a riqueza do arquétipo dos Senhores das Cabeças dos Seres Humanos, os Orixás.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.