Oxalá, Oxalufan, Obatalá, Orixa Nla, Orixanlá

Grande Orixá, Rei de Todos os Orixás, Grande Orixá do Branco, é o poder criador, construtivo e criativo universal. Seu dia é a sexta-​feira, sua cor o branco imaculado, e sua ferramenta o opaxorô, báculo ou bastão sagrado de Oxalá.

Oxalá cria a terra

No começo o mundo era todo um pântano, água por todo o lado, inóspito. Acima estava o Céu, onde vivia o Senhor do Universo, Olorun, com todos os orixás, que desciam à terra para brincar no pântano sujo de quando em vez, pendurados por teias de aranha esticadas sobre o vazio.

Leia mais…

Obatalá cria o homem

Quando o mundo já estava criado, Olodumare, Senhor de Tudo o que há, deu a Obatalá a tarefa de criar o homem, para povoá-​lo, e os demais seres vivos.

Obatalá modelou do barro o homem e a mulher, e Olodumare com seu sopro insuflou vida na matéria inerte, animando os seres moldados por Obatalá. Surgia o homem. O mundo estava completo.

Obatalá é chamado rei dos orixás

Obatalá queria se tornar sábio e foi consultar um babalaô para guiá-​lo no seu intento. O babalaô mandou-​o ir ao mercado para comprar a primeira escrava que achasse sem reclamar de nada e depois fazer uma oferenda, que levaria muitas pedras.

Leia mais…

Oxalá Cria a Galinha-d’Angola

Faz muito tempo, uma ocasião, a Morte instalou-​se em uma vila e dali não queria mais sair. Os habitantes estavam apavorados tamanha a desgraça que havia se abatido sobre a vila, tantas tinham sido as pessoas que haviam morrido. A Morte não poupava criança, jovem ou velho, homem ou mulher.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.