Ossain ou Ossanha

Ossayin é o senhor das folhas e ervas, manipulador do poder da natureza. Seus domínios são as folhas e plantas. Seu dia a quinta-​feira, sua cor o verde e o branco.

Ossain dá as folhas para os orixás

Ossain, filho de Nanã e irmão de Oxumaré, Euá e Obaluaiê, era o senhor das folhas e das ervas. Conhecia seus segredos e as utilizava na cura das doenças. Todos acorriam a ele para obter chás, pomadas e banhos curativos.

Um dia Xangô, o orixá da justiça, decidiu que todos os orixás deveriam ter também o segredo das folhas. Ordenou a Ossain que dividisse seus conhecimentos com os outros orixás. Ossayin negou-​se.

Xangô então ordenou a Oiá que enviasse o vento para buscar todas as folhas das matas de Ossain, e assim foi feito. Oiá mandou um furacão apanhar as folhas, e o vento forte trouxe-​as ao palácio de Xangô.

Quando Ossain percebeu o que estava acontecendo, gritou «Euê uassá», «as folhas funcionam», o que fez que quase todas as folhas voltassem magicamente para Ossain. As que já estavam nas mãos de Xangô perderam seu axé, seu poder.

Xangô, que era justo, admitiu a vitória de Ossayin e seu real poder sobre as folhas. Ossain, por sua vez, decidiu distribuir uma folha para cada orixá, para que eles não tivessem mais inveja dele. Os grandes segredos, contudo, guardou para ele.

Os orixás são gratos a Ossain; quando usam as folhas fazem reverência a ele.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.