Ifá ou Orunmilá

No sistema iorubano de pensamento e visão do mundo, Orunmilá ou Ifá é o conhecedor de tudo o que acontece, aconteceu e vai acontecer no mundo. É o senhor dos arquétipos, modelos segundo os quais as coisas se manifestam no Universo. Faz parte dos grupo dos orixás funfun, do branco dos tempos imemoriais, da massa luminosa original que deu origem a tudo o que existe.

Orunmilá recebe de Obatalá a função de olhador dos destinos

Obatalá, o Rei do Mundo, achava Orunmilá inteligente e sábio, apesar da sua pouca idade. Queria lhe entregar o governo de todos os segredos do mundo, mas antes, quis se certificar de que o jovem era apto para tarefa.

Obatalá pediu a Orunmilá que preparasse a melhor comida possível.

Orunmilá preparou uma língua de touro, que Obatalá achou deliciosa. Ele perguntou a Ifá-​Orunmilá porquê a língua era a melhor comida. Ifá respondeu que com a língua se concede benção, axé, com a língua se anuncia a virtude, com a língua, se exaltam os bons atos, com a língua as contendas são harmonizadas.

Obatalá pediu, então, a Ifá que preparasse a pior comida possível.

Orunmilá preparou o mesmo prato de língua de touro. Surpreso, Obatalá quis saber como a melhor comida poderia ser também a pior. Orunmilá respondeu que com a língua se lançam maldições e pragas, tirando o axé, com a língua se promove a mentira, com a língua se mancha a honra do homem e com a língua as guerras são incitadas.

Diante de tamanha sabedoria, Obatalá entregou a Ifá-​Orunmilá awo, os segredos do mundo. Ifá-​Orunmilá foi o primeiro babalawo, o pai do segredo, que consulta o oráculo para saber os designos do mundo.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.